Acreditamos que as mudanças nas relações familiares necessitam de orientação jurídica e apoio emocional, e que a construção de soluções que atendam às necessidades de cada família nesse período de transição deve ser única.
Por isso, oferecemos e incentivamos os meios não adversariais de solução de conflitos, como a medição, e contamos com profissionais certificados em Práticas Colaborativas para construir juntos esse novo modelo de família…
O que são Práticas Colaborativas?
Práticas Colaborativas são um método voluntário, interdisciplinar, não adversarial e extrajudicial de resolução de conflitos, que conta uma equipe multidisciplinar.
A equipe multidisciplinar é formada por profissionais como advogados, profissionais da saúde mental e de finanças, garantindo às partes envolvidas no conflito orientação e apoio jurídico, emocional e financeiro.
Para aderir às Práticas Colaborativas, as partes e os profissionais contratados assinam um Termo de Participação, que prevê a negociação com transparência, a não litigância e a retirada da equipe.
A lei é um parâmetro deste processo, mas não uma armadura que determina o resultado.
Nas Práticas Colaborativas, as partes, com base na legislação vigente e orientação da equipe, podem construir um acordo único, que atenda às suas peculiaridades, possibilidades e necessidades específicas.
Esse método foi criado nos Estados Unidos na década de 1990, incialmente, para resolver conflitos na área de família. Mas, atualmente, este método também é usado nas áreas cíveis e empresariais.